O síndico profissional está sendo muito requisitado no mercado atualmente. Os inúmeros problemas que um condomínio possui, junto com a falta de tempo dos moradores para gerir esse patrimônio e a crise financeira no país fez com que a profissão realmente tornasse realidade no mercado.
Muitas pessoas ainda possuem receio da contratação desse profissional, tendo em vista que ainda não conhecem o seu trabalho e os benefícios que o mesmo traz ao condomínio. Dessa forma apresentamos abaixo um pouco mais sobre esse profissional que está tornando a vida em comunidade cada dia mais fácil.
O síndico profissional é contratado para assumir todas as responsabilidades do Condomínio previstas na legislação, exercendo uma gestão completa e integral de todos os assuntos relacionados a aquele imóvel.
O mesmo com sua experiência de mercado consegue resolver os problemas cotidianos de forma mais rápida, eficaz e econômica para os moradores. Afinal de contas, você levaria o seu carro para consertar em um médico ou em uma oficina mecânica especializada? O médico irá errar no diagnóstico, comprar peças erradas, contratar profissionais desqualificados para consertar o veículo e onerar muito um serviço que poderia ser simples de resolver se fosse através de uma oficina mecânica especializada.
Dessa forma, o valor pago ao síndico profissional torna-se irrisório ao tamanho da economia que ele proporciona ao condomínio. Na maioria das vezes o síndico morador não possui tempo suficiente e nem a expertise para a resolução de um problema do imóvel. Dessa forma além de onerar contratando profissionais sem experiência e sem poder de barganha para negociação, o mesmo ainda atua no que chamamos de “tentativa e erro” que consiste na falta de conhecimento de assuntos relacionados as manutenções de um condomínio e através de tentativas e erros o mesmo acaba conseguindo resolver o problema.
Além disso, um síndico possui enorme responsabilidade sobre o condomínio. Toda a parte financeira está ligada ao CPF do síndico e a qualquer momento a Receita Federal poderá consulta-lo para verificar notas fiscais, arrecadações, etc. O síndico também possui responsabilidades cíveis em relação as manutenções preventivas que devem ser executadas. Outro exemplo é se um edifício não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o mesmo ocorre um incêndio, o seguro não paga a indenização e a responsabilidade sobre esse fato recai na figura do síndico.
Dessa forma, conclui-se que a cada dia mais essa profissão será necessária tendo em vista que as responsabilidades cada vez aumentam e os síndicos sem experiência sofrerão muitas penalizações.
Citamos algumas vantagens da contratação de um síndico profissional acima, mas caso queira saber tudo sobre esse assunto, entre em contato com a Soluciona Gestão Condominial LTDA através de email ou telefone. Contamos com a melhor equipe de Síndicos Profissionais de Belo Horizonte/MG, além de um corpo jurídico formado por advogados para todo apoio necessário ao seu condomínio.