Os serviços prestados pelas Administradoras de Condomínios estão regulamentados pelo Código Civil principalmente pelo artigo 653 em diante. Essas empresas são responsáveis por toda a parte burocrática do condomínio, além de auxílio ao síndico quanto às práticas legais que podem ser exercidas. É através desse trabalho que são calculados os tributos, elaborado a folha de pagamento dos funcionários, feito o balancete para a apresentação aos condôminos, elaborado o edital de assembleia, elaborado e cobrado as taxas condominiais além de apoio ao síndico quanto aos assuntos relacionados ao condomínio. Resumindo, é o trabalho contábil do condomínio.
Na administração de condomínio há um contrato entre o condomínio e a administradora, que pode ser verbal ou escrito, onde se estabelece quais atividades serão delegadas à administradora, portanto, por ser ato bilateral, exclui-se de plano a figura de gestor de negócios.
Devido a alta atratividade do mercado e a inexistência de barreiras, inúmeras empresas despreparadas invadem o mercado seduzindo os clientes com baixos honorários colocando em risco os condôminos e causando prejuízos financeiros e morais ao mercado. Dessa forma,é muito importante antes de formalizar um contrato de prestação de serviços junto a administradora, pesquisar e buscar referências de clientes para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro.
Já o síndico pode ser pessoa física ou jurídica, morador ou não condômino, que representa o condomínio nos seus direitos e deveres. Esse síndico pode ser voluntário ou profissional. Muitos condomínios estão em busca de pessoas qualificadas para a gestão do seu patrimônio, devido a responsabilidade que aumenta a cada dia e a má gestão que causa desvalorização do imóvel e aumento na taxa condominial. Dessa forma o mercado de empresas de Síndicos Profissionais já é uma grande tendência.
Os serviços prestados pelas empresas de Síndico Profissional e Gestão Condominial são diferentes das administradoras, pois o papel do síndico é de convocar assembleias, cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações das assembleias, diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns, zelar pela prestação dos serviços que interessem ao condomínio, elaborar orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano, cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas, prestar contas, realizar o seguro.
Resumindo é um trabalho de resolver todos os problemas de campo dos condomínios.
Síndico Profissional em Belo Horizonte é com a Soluciona Gestão.